Uma das maiores dúvidas dos investidores é saber onde investir na crise. Esse é um momento delicado, que exige uma análise mais criteriosa: saber onde investir para não perder dinheiro e aproveitar uma crise econômica para investir melhor. Esses fatores são fundamentais quando se pensa no longo prazo.
A maioria dos investidores busca ativos mais seguros para se proteger. No entanto, é na crise que surgem as melhores oportunidades, como a compra de ações por preços bem abaixo do mercado. A principal vantagem de investir na crise é que é o momento ideal de encontrar oportunidades de ações com preços mais baixos.
O investimento em um período de crise financeira vale a pena desde que o investidor se prepare para isso, buscando mais informações e análises no mercado.
No cenário que passamos hoje as grandes oportunidades de fazer dinheiro e se proteger ao mesmo tempo aparecem.
Bolsa de Valores
Ao investir na bolsa de valores é olhar para o fundamento das empresas e investir nelas à longo prazo, aproveitando sempre as boas oportunidades de compra por preços atraentes. Existe, também, empresas de setores mais tradicionais, como o de bancos, energia elétrica, infraestrutura e commodities, que costumam ter um desempenho melhor em crises. Uma vez que tenha passado o momento, tendem a se valorizar e a gerar elevada rentabilidade para os seus investidores.
Dólar
O dólar é considerado a moeda mais forte do mundo. Por isso, ele tende a ter um aumento na procura em época de crise. Isso acontece porque numa crise – generalizada ou não –, investidores de todo mundo alocam seu dinheiro nos locais mais seguros para evitar perdas maiores. E o dólar consiste na reserva mundial.
Investir parte da carteira em ETF’s é uma forma de investir em dólar. Pois, existem ETF’s negociados na Bolsa de Valores brasileira que possuem a sua variação em índices como o S&P 500, composto por 500 ativos da Bolsa Americana. Além disso, há a possibilidade de investir em dólar através de fundos cambiais ou comprando dólar diretamente.
Ouro
Outro ativo que também é muito procurado durante a crise é o ouro. Sendo muito mais escasso do que as moedas, esse é um ativo que tende a se valorizar ao longo do tempo. Assim, pode caber em uma estratégia diversificada de investimentos. A melhor maneira de investir em ouro atualmente é por meio de ETF’s de ouro ou por fundos de ouro.
Renda Fixa
A renda fixa é usada para a reserva de emergência nesses tempos, afinal, em momentos difíceis, os juros tendem a ser maiores, consequentemente, maiores rentabilidades anuais razoáveis, chegando hoje em 13,75% ao ano. Títulos do Tesouro amparados na inflação como o IPCA+ também se tornam mais cobiçados agora para proteger o capital da perda do poder de compra.
É uma boa estratégia para aqueles que querem fazer investimentos de médio a longo prazo e querem garantir que não perderão poder de compra ao longo desse período.
Nesse momento surgem diversas oportunidades, mas também é onde há mais riscos de falência e perda de capital por causa de erros nos investimentos. É necessário fazer uma gestão de risco e cuidar para não comprar empresas que pareçam estar baratas, mas realmente passando por dificuldades estruturais que podem demorar mais para se recuperar, conhecido como “VALUE TRAP”.