Muitas pessoas pensam que o mercado de ações é para poucos ou que apenas milionários podem tirar proveito desse ambiente. No entanto é justamente o contrário. Antes de entrar a fundo nesse tema precisamos entender que tivemos um evento em 2020 o qual foi um divisor de águas para o mercado acionário. O coronavírus o qual teve início no começo de 2020 mudou drasticamente o mundo e o mercado brasileiro.
Esse evento trouxe um fluxo enorme de pessoas. Mas por qual motivo isso ocorreu?
Como todo mundo estava em casa por conta do lockdown a economia teve uma espécie de uma “parada forçada” e os governos tiveram que agir imediatamente para que a atividade econômica não fosse drasticamente afetada.
Para estimular a economia uma das políticas adotadas fora a injeção de liquidez (“injeção de dinheiro nas economias”) foi a queda da taxa de juros pelos bancos centrais para que o crédito ficasse mais barato para as pessoas e a consequência disso era que tivesse mais dinheiro circulando e a economia não fosse tão afetada.
Contudo existe uma relação interessante a ser observada que é a seguinte:
O capital alocado em renda fixa migra para ativos em bolsa de valores conforme o movimento da taxa básica de juros.
O evento coronavírus fez com que a taxa básica de juros chegasse a patamares baixíssimos para o estimulo das economias e com isso veio um fluxo enorme para ativos de renda variável. Isso acontece, pois, a renda fixa já não proporciona uma taxa tão interessante e ativos de renda variável começam a ficar mais atrativos.
Tá.. mas ainda não entendi como um evento tão negativo como esse pode ter efeitos benéficos a médio/longo prazo..
A bolsa de valores é importantíssima para as empresas/organizações pois permitem que peguem capital emprestado sem apelar para financiamentos ou empréstimos. Com isso conseguem ampliar seu crescimento com um capital “barato” vendendo seu capital social e financiando investimentos.
Outro fator interessante a ser comentado é que a estrutura da Bolsa pode ser utilizada para proteção contra variação do cambio e proteger a estrutura de fluxo de caixa das companhias a qual conseguem trabalhar com maior previsibilidade e se planejar melhor com seus projetos. Uma das consequências disso é a maior contratação de pessoas para os projetos.
Contratos futuros também podem ser utilizados pelas companhias para desenvolver estratégias financeiras.
Em resumo é interessante que entendamos que a Bolsa de Valores está DIRETAMENTE ligada ao crescimento econômico e pode ser até utilizada como um termômetro para as economias.
É importante entender que diversos empregos diretos e indiretos são gerados por conta da bolsa de valores e a nossa riqueza, produção e prosperidade do país é atrelado a bolsa.
Olhando por uma perspectiva positiva esse evento trouxe um fluxo e interesse muito grande por parte de diversos players e cpfs para a bolsa brasileira a qual está aumentando cada vez mais.
Conclusão
Olhando apenas para Brasil. Podemos entender que esse evento além de movimentar o mercado de capitais brasileiro o qual era extremamente enxuto e dominado por poucos players enormes trouxe um fluxo grande de capital para ações e maior probabilidade das empresas buscarem esse tipo de financiamento o qual é extremamente positivo para a economia visando um horizonte de tempo de médio/longo prazo. Mais empregos sendo gerados e estratégias interessantes para companhias utilizarem através dela para ampliar e terem previsibilidade na hora de realizar negócios / execuções de projetos.